segunda-feira, 11 de julho de 2011

Texto de Silvia Preis

WAGNER este texto fiz na sexta dia 08-07 e postei no do Blog Moacir.

Colegas companheiros da educação, alunos, pais e sociedade em geral!!!!
Começo  minha fala fazendo uso das palavras de um grande gênio da Educação Brasileira, conhecido e reverenciado mundialmente:PAULO FREIRE

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

Caros Colegas Educadores de toda Santa Catarina, eu também sou assistente técnico pedagógico aqui em Criciúma, (CEJA) e meu partido, minha sigla também é a mesma da companheira Maria Isabel; é o do “Professor”…. Por favor, não vamos deixar que mudem propositalmente o rumo deste lindo movimento histórico. Sejamos irmãos, que sabem se abraçar, perdoar se necessário for e que jamais se deixam na mão em momentos de luta e dor!!!! Venham todos, a luta sempre foi e ainda é pelo cumprimento de uma Lei Federal!Não precisamos de ranços  políticos minando nossa caminhada… Nossa LUTA É JUSTA, É LEGAL O RESTANTE É IMORAL!!!!!!!!!

Somos políticos sim, politizando a sociedade, e esta tem sido a melhor das aulas que até aqui em minha caminhada profissional,pude planejar em minha prática pedagógica… Sinto a necessidade de me reportar aqui também a um texto que gosto muito de usar em minha aulas, gosto de fazer meus alunos perceberem a importância  das lutas,a importância  de não desistir… um trecho do”ÚLTIMO DISCURSO” DE “O GRANDE DITADOR”(Charles Chaplin):Não vos entregueis a esses brutais… que vos desprezam… que vos escravizam… que arregimentam as vossas vidas… que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar… os que não se fazem amar e os inumanos!Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! ….

“Soldados da Educação, não deixem seu irmão que está desistindo da luta, por falta de esperança, sem a sua mão estendida e seu olhar animador!!!!Diga a ele venha é hora da vitória!!!!!Não desanimes pois és um educador e sonhas com uma sociedade mais justa” Vamos começar pela exigência já do cumprimento desta lei,vamos dizer chega!!!Não vou voltar mais uma vez para minha sala de aula humilhado e derrotado, não vou deixar que tirem do meu salário aquilo que com luta conquistei… e depois disto voltaremos sim, com força ,com um novo vigor, contagiando nossos alunos , com nossos discursos mais realistas e coerentes,instigando neles a utopia. 

Termino minha fala aqui, agradecendo Senhor Moacir Pereira, este espaço democrático, crítico e verdadeiro esta também tem sido uma greve diferente neste sentido, o uso desta ferramenta nos ajuda a “desabafar e compartilhar” nossas angustias e amarguras e esperançosa que sou quero também poder dentro em breve compartilhar a Vitória, o Avanço real deste movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixar sua opinião é importante!
Mas esteja consciente de sua importância ao postá-la!