quarta-feira, 13 de julho de 2011

Resumo do dia na Alesc




Florianopolis, 12 de julho de 2011

18h13min h

Chegamos na capital as 09:40 da manhã, tendo iniciado nossa jornada, muitos, antes das 05:00. Nosso intuito aqui na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina foi de sensibilizar os deputados. Exercer pressão e exigir de nossos “representantes” o respeito digno dos professores. Infelizmente, nessa semana muitos cansados e desiludidos com esse governo retornaram às salas de aula. Todavia, nós, os resistentes, nos mantivemos firmes na luta pela dignidade do professor e pela qualidade da educação.

Em torno de mil professores (segundo a RBS eram 1500) estiveram reunidos na Alesc desde cedo. Para aqueles que ainda acreditam na fala mansa do governador, saibam que a greve continua, com percentual de 50%, o que não é pouco.
A voz corrente entre vários professores, notadamente os ACT’s, é que a educação ruiu de vez, e o melhor é trocar de profissão, o que muitos garantem, o farão.

Dos deputados ouvimos o apoio irrestrito à causa da educação durante suas falas na plenária, notadamente dos deputados Sg. Amauri Soares, do PDT, Ana Paula Lima, Dirceu Dresch e Luciane Carminatti, do PT, além de Ângela Albino do PC do Basicamente a oposição, pouquíssimos deputados situacionistas. 

Do outro lado tivemos o ataque sistemático do Srs. Elizeu Mattos e Darci de Mattos. Este último vaiado eloquentemente pelos professores. “Com quem devemos negociar? Com o Sinte ou com o PSTU?” Lembrou o “nobre” deputado que “democracia é o que fazemos aqui dentro e não aquela bagunça ali fora! Não se ganha nada no grito!” Nova vaia e mais forte! Precisamos recordar ao senhor deputado que a democracia é composta pela vontade da maioria, que nesse caso posicionava-se no saguão da Alesc e legitimamente o vaiava. 

É isso que acontece quando se ataca profissionais com nível superior que lidam com a parcela mais importante da população: nossas crianças e adolescentes! Felizmente o deputado Darci de Mattos foi interpelado no corredor por uma de nossas colegas que soube mui bem usar do dedo indicador e de suas palavras para mostrá-lo com está lidando. “Vocês devem negociar com o Sinte!”, foram suas palavras.

Quando reunidos na Comissão de Constituição e Justiça, dezenas de professores a frente da entrada gritavam palavras de ordem, enquanto o Zé, mais exaltado, deixou a emoção ditar suas palavras metralhadas contra os deputados.

Nos corredores os professores Gelson e Wagner visitavam os gabinetes de 21 deputados entregando-lhes a Moção de Apoio aos Profissionais em Educação da Diocese de Criciúma. Outras professoras também cobravam dos deputados o seu posicionamento respeitoso à causa docente.

Infelizmente, a base aliada do (des)governo votou amplamente contra a desvinculação da verba do FUNDEB dos outros poderes (essa afirmação precisa ser conferida, pois parece que foi apenas em relação a uma das emendas). Mais uma vez fomos traídos por aqueles que deveriam representar os interesses do povo.

Enquanto a sessão na plenária se encerrava, os professores mantinham o seu “acampamento de refugiados” no saguão da Alesc. E lá fora, do outro lado da rua, mantêm-se o acampamento dos “sem-piso”. Os nobres e valorosos companheiros que acreditam na educação. Fica a dica aos desistentes da greve: lutamos por todos. São 18:49, é hora de descansar. Ficaremos aqui mais algumas horas e amanhã retornaremos.

19:20

“Hey, você aí! Me dá um dinheiro aí!”

É a cantoria dos professores que ainda esperam aqui no saguão. O que esperamos? A CCJ pode ser convocada a qualquer momento e votar o PLC 026 que detone de vez o plano de carreira do magistério. Nossa solidariedade mútua nos remete à parábola da multiplicação de pães: o pouco que todos se dispõem a contribuir ajuda a todos subsistir (resistir!).

19:29

Informe da Joaninha: Chapecó retorna é greve! Fizemos história hoje na Alesc, o local onde o poder supremo do Estado se encontra fora tomado pelos nobres educadores!

19:38

Armazém também retorna à greve!

Bem, agora é hora de partimos, já fizemos nosso lanchinho, graças a contribuição de cada um.
Firmes na luta povo guerreiro!  

3 comentários:

  1. ENGRAÇADO ESTE NOSSO GOVERNO...NAO TEM DINHEIRO PARA NOS PAGAR MAS DEU 1 MILHAO DE REAIS PARA O JOINVILLE ESPORTE CLUBE..ESTE PRONUNCIAMENTO FOI FEIO NO JORNAL DO ALMOÇO DA RBS TV NESTE DIA 13/07/2011..PELO JORNALISTA CACAU MENEZES....EITA....EU AINDA ESTOU DE BOCA ABERTA COM ISTO...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Wagner, por nos representar tão bem nesta empreitada na ALESC e por relatar a todos que lá não puderam estar, o resumo dos acontecimentos. Sei que a luta foi árdua ontem, será também hoje e só Deus sabem até quando!

    Assim como eu, muitos colegas acompanharam com apreensão o que sucedia por aí e torcemos pelo êxito da missão. Sabemos que só a pressão exercida por todos que lá estiveram é que obteve o adiamento da votação, parabéns aos valorosos companheiros! Contudo... hoje há mais um leão a ser morto, (afff é um a cada dia, só por Deus mesmo!) aguardemos com fé que tudo corra bem.

    Quanto ao comentário desse infeliz Darci de Mattos... só tenho uma observação a fazer: que os bons não podem calar-se frente aos desmandos dos algozes, por pecarem pela omissão. O negócio é meter a boca no trambone mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Nos massacraram covardemente hoje à tarde. Bando de covardes.

    ResponderExcluir

Deixar sua opinião é importante!
Mas esteja consciente de sua importância ao postá-la!